Chá de erva doce – Benefícios para saúde

A erva doce (Foeniculum vulgare) já é uma planta muito conhecida, pois é usada para diversos fins há muito tempo – há milhares de anos, por egípcios, gregos e romanos. Ela também é conhecida como funcho ou anis em alguns lugares e seu chá é um dos meios mais comuns de ser utilizada/consumida. Esta popular planta medicinal tem suas origens no Mediterrâneo, mas pode (e é) ser cultivada em variadas regiões com clima temperado ou subtropical. Além do seu chá, a erva doce é muito utilizada na indústria cosmética e é extremamente comum algum produto ter o cheiro desta erva, que é um dos favoritos aqui no Brasil. E a variedade é grande: são cremes para o corpo, para as mãos, para o rosto, xampus, condicionadores, perfumes, etc. É comprovada a eficácia da erva doce na melhora da pele e dos cabelos. Propriedades da erva doce Antiespasmódica Estimulante Relaxante Vermífuga Antirreumática Relaxante muscular Essas propriedades são somadas a sua poderosa composição para gerar inúmeros benefícios para aqueles que consomem o chá de erva doce. Sua composição é formada por: vitaminas (A, B e C), água, glúcidos, fibras, sódio, ferro, potássio, cálcio, zinco e cobre. 

 Benefícios do chá  

O chá de erva doce é um dos mais consumidos do Brasil, seja por seu cheiro, seu sabor ou pelos benefícios que ele proporciona, confira: Combate gases intestinais, por isso, é muito usado por quem sofre de flatulências – esse benefício também faz com que as mães façam as crianças tomarem o chá. Para mães que amamentam, o chá de erva doce aumenta a produção de leite e passam para o bebê, através do leite materno, a prevenção de cólicas que costumam afetar os pequenos durante os primeiros meses de vida. Trata a desconfortável indigestão. Estimula o apetite, sendo bom para quem está com fastio. Combate a tosse. Afrouxa o catarro da garganta. Previne o mau hálito. Ajuda a melhorar a prisão de ventre. 

Como fazer o chá 


O chá de erva doce pode ser preparado facilmente: coloque um litro de água para ferver, depois, acrescente 3 colheres (de sopa) de sementes de erva doce secas. Desligue o fogo e deixe a mistura descansar por 5 minutos. Em seguida, coe e adoce se preferir (se está de dieta, tome sem o açúcar). O ideal é tomar, no máximo, 3 xícaras por dia.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário